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Nada me é mais caro do que as palavras dos que me amam, me admiram e tem por mim o respeito que mereço. Nada me é mais imprescindivel do que saber-me útil, ouvir atentamente o outro, dar alento e consolo a quem de mim necessita, estar ao lado em silencio, quando as palavras forem inuteis... poucas coisas sei fazer, então servir e a que sei melhor !

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Funcionário do Viena é demitido após denunciar homofobia da gerente

Funcionário do Viena é demitido após denunciar homofobia da gerente

“Ela usava termos como ‘tinha que ser daquela raça’ [...]”, acusa Marcelo Fernandes, desempregado desde o último dia 8. Em nota, empresa não comenta sobre apuração da denúncia.
15/02/2011

Por Leandro Rodrigues
Marcelo Fernandes das Chagas, de 26 anos, acusa a empresa International Meal Company (IMC), detentora da rede de restaurantes Viena, de tê-lo demitido após denunciar o comportamento homofóbico da gerente geral da unidade Shopping Center Norte, Jovelina Teixeira. Segundo Marcelo – que estava contratado como gerente sob regime de experiência – a funcionária se referia aos subordinados homossexuais com termos pejorativos. No último dia 8, logo após ter notificado à superintendência do Viena sobre o ocorrido, Marcelo foi comunicado que seria desligado do estabelecimento. Em nota, a IMC alega que o ex-gerente não apresentou desempenho técnico satisfatório, porém, nada comenta sobre apurar a suposta prática discriminatória da funcionária.
Agora desempregado, Marcelo descreve como agia a gerente geral do Viena no Shopping Center Norte: “Ela usava termos como ‘tinha que ser daquela raça’, ‘purpurininha [sic]’, ‘esse fulano com tendência para o rosa’. Não é só por desrespeito à nossa orientação sexual, mas trata de uma questão de dignidade humana”. O ex-gerente explica ainda que alertou Jovelina sobre estar cometendo homofobia e que, com base na Lei 10.948/01, o comportamento era caracterizado como crime.
Ignorado pela funcionária, Marcelo registrou queixa no departamento de recursos humanos da IMC e, durante reunião com os superintendentes da empresa no dia 3, decidiu relatar o caso. Para sua surpresa, cinco dias depois foi demitido sem motivo aparente ou justificativa, sob a condição de estar contratado em período de experiência.
Procurada por Marcelo, a Associação da Parada do Orgulho GLBT de São Paulo (APOGLBT) encaminhou o caso para a Defensoria Pública do Estado de São Paulo (DPESP) e para a Coordenadoria de Assuntos da Diversidade Sexual (CADS) da Prefeitura de São Paulo. Além do enquadramento na lei anti-homofobia paulista, a assessoria jurídica da APOGLBT moverá uma ação com o agravo de danos morais, conforme o testemunho da vítima. “Fui demitido, mas há outros gays lá, que continuam passando pelo mesma situação de constrangimento”, diz Marcelo.

Resposta
Na sexta-feira (11), a APOGLBT solicitou um posicionamento da diretoria da IMC sobre o caso. Através de sua assessoria de imprensa, a empresa encaminhou nota em que alega ter dispensado Marcelo por desempenho técnico insatisfatório e diz lamentar “quando algum profissional não se encaixa no time”.
A IMC registra ainda que “tem como política contratar sem discriminação os seus profissionais, tendo em seus times pessoas de distintas orientações, sejam políticas, sexuais ou religiosas” e destaca que “não tem preconceito de nenhum tipo e tem orgulho de seus colaboradores”. Porém, a companhia não comenta sobre apurar a denuncia que Marcelo fez contra Jovelina, nem sobre adotar políticas inclusivas e que coíbam atos de preconceito entre os funcionários.
Para Marcelo, a empresa eximiu-se da responsabilidade de apuração. “A questão não é a minha competência e sim a forma como eu fui tratado e as cenas que presenciei de homofobia. Lamento muito que a empresa tenha essa postura. Se ninguém toma atitude, estão respaldando a situação”, conclui.

Confira a íntegra da nota que a IMC emitiu para a APOGLBT:

STATEMENT
A IMC – International Meal Company utiliza o formato de contrato de experiência de três meses, justamente para, neste período, avaliar se o colaborador se adapta e atende às necessidades técnicas para garantir a satisfação total do consumidor final, principal objetivo do nosso trabalho.
Neste período, Antônio Marcelo Fernandes das Chagas foi realocado da loja Viena do Top Center Shopping para a loja do Shopping Center Norte para que tentássemos fazê-lo se desenvolver e desempenhar um trabalho nos padrões de qualidade exigidos pela empresa. Como na segunda loja seu desempenho técnico também não foi satisfatório, ele foi dispensado, assim como acontece com outros colaboradores quando não apresentam o resultado técnico esperado.
A IMC é uma empresa que tem como política contratar sem discriminação os seus profissionais, tendo em seus times pessoas de distintas orientações, sejam políticas, sexuais ou religiosas. A companhia não tem preconceito de nenhum tipo e tem orgulho de seus colaboradores. Lamentamos quando algum profissional não se encaixa em nosso time, e ficamos de portas abertas para quem desejar conhecer nossas lojas e colaboradores.

Fotos



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