Do que me faz feliz, e outras coisinhas....

Nada me é mais caro do que as palavras dos que me amam, me admiram e tem por mim o respeito que mereço. Nada me é mais imprescindivel do que saber-me útil, ouvir atentamente o outro, dar alento e consolo a quem de mim necessita, estar ao lado em silencio, quando as palavras forem inuteis... poucas coisas sei fazer, então servir e a que sei melhor !

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Pequenos passos, grandes conquistas !

Por Cléo Dumas

Vinte de julho de 2009… 40 anos se passaram… eu me lembro daquele dia (nao se engane ja fazia alguns anos que eu havia nascido), tinhamos uma TV branco e preto e ela ficou ligada o dia todo, eu me lembro!
Vovô via aquilo tudo com cara de pastel e considerava uma grande farsa, como alguns ainda hoje classificam a empreitada. Fiquei em duvida se aceitava a incredibilidade dele ou se acreditava que ‘Perdidos no espaco” poderia vir a ser realidade um dia.
A célebre frase de Neil Armonstrong “É um pequeno passo para um homem, mas um gigantesco salto para a humanidade” jamais será esquecida, e desde então o homem passou a “saltar” para o espaco.
Naquele mesmo ano a Guerra do vietnã completava 10 anos. A sociedade norte-americana se dividia em opiniões, e também o mundo. Afinal era uma Guerra insensível , onde a covardia e a brutalidade era confirmada através de bombardeios até mesmo com bombas NAPALM .
Os reflexos na sociedade mundial aconteciam concomitantemente. Começou num bairro de São Francisco, na Califórnia, o Haight - Aschbury, com "as crianças das flores" (flower children), quando gente jovem lançou o movimento "paz e amor" (peace and love), rejeitando o projeto da Grande Sociedade do pres. Johnson. A partir de então tomou forma a movimento da contra-cultura - chamado de movimento hippy - que teve enorme influência nos costumes da geração dos anos 60, irradiando-se pelo mundo todo. Seu apogeu deu-se com o festival de Woodstock realizado no Estado de N.York, em 1969. Passeatas e manifestações ocorriam em toda a América. Milhares de jovens negaram-se, pela primeira vez na história do país, a servir no exército, desertando ou fugindo para o exterior.
Esse clima espalhou-se para outros continentes e como reflexo da grande rebelião estudantil no Brasil ocorrida em março de 1968, contra o regime militar implantado em 1964, a contra-cultura instalou-se também em nosso País. Na França, o movimento se instalou com a revolta universitária contra o governo do Gen. de Gaulle. Outras ainda ocorreram no México e na Alemanha e Itália. O filósofo marxista Herbert Marcuse afirmou que a revolução seria feita doravante pelos estudantes e outros grupos não assimilados pela sociedade de consumo conservadora.
O festival de Woodstock sonhado e planejado por John Roberts e Joel Rosenman, dois grandes amigos com mais dinheiro do que cérebro, longe de somente ser uma definição de vida para os dois, tornou-se o maior símbolo do movimento da contra-cultura americana, reunindo em um só local 500.000 pessoas em sintonia com as esperanças idealísticas dos anos 60, Woodstock satisfez a maioria dos que compareceram. Mesmo contando com uma qualidade musical excepcional, o destaque do festival foi mesmo o retrato comportamental exibido pela harmonia social e a atitude de seu imenso público.
Todos esses fatos históricos, nos levam a crer que a história se faz independente de seus idealizadores.
A humanidade tem o dom de suportar as regras interesseiras dispostas por aqueles de tentam determinar seus caminhos, até o momento em que num despertar repentino passa a comandar os acontecimentos, e assim regras são quebradas, e a razão humana em busca da liberdade e do direito de viver de forma digna explode em pequenos e grandes movimentos, feitos pelo povo, para o povo, transformando a sociedade em sua maneira de pensar e de agir.
Assim, para aqueles que pensam que o movimento homessexual não caminha para grandes avanços, a história nos prova, que a cada pequeno lance, minimo movimento, frases soltas e pequenos discursos são capazes de mobilizar e transformar uma sociedade inteira.
A conquista do espaço, teve seu primeiro lance com “um pequeno passo para o homem”, desacreditado por muitos e realizado por poucos.
O vietnã trouxe a baila a dimensão da crueldade que é capaz de destruir um povo, mas despertou outro para a necessidade de paz e harmonia na construção de uma sociedade justa.
Woodstock, a princípio idealizado por alguns como uma forma de decidir o que fazer com muito dinheiro e com o resto de suas vidas, tornou-se com sua realização um marco de transformação.
Muitos dizem que Woodstock, foi o fim de toda a ingenuidade e utopia que cercavam os anos 60. Outros dizem que foi o apogeu de todas as mudanças e desenvolvimento na sociedade. Mas todos concordam que o festival foi um marco importante não só para a história da música, mas para a história do homem.
Fazer história é assim, um pequeno passo se tranforma em salto, a crueldade de poucos faz despertar a sensibilidade de muitos, e a reunião de alguns pode unir muitos e transformar o mundo.
Fontes consultadas:
- http://pt.wikipedia.org/wiki/Festival_de_Woodstock

- http://www.woodstock69.com/

- http://www.unificado.com.br/calendario/07/lua.htm

- http://www.afraudedoseculo.com.br/

- http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2006/07/27/ult34u159661.jhtm

- http://g1.globo.com/Noticias/PopArte/0,,MUL156595-7084,00.html